Alecrim

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016



Alecrim (Rosmarinus officinalis) é nativo da região mediterrânea, prosperando ao longo da costa do Mar Mediterrâneo. Ele tem uma série de usos em culinária, medicina e mágica.
Alecrim tem sido muito utilizado para a limpeza e proteção. Usos populares incluem pendurar ramos de alecrim acima de portas para a proteção da casa, colocando-o debaixo de travesseiros para evitar pesadelos e queimá-lo como incenso para dispersar a energia negativa e proteger contra a doença. Alecrim também é usado para promover a prosperidade, a energia calmante e uma memória melhor. Outras associações mágicas e usos incluem a purificação, a fidelidade, amor, rituais de lembrança, bênçãos, longevidade, sabedoria e rituais de água / mar. Na bruxaria moderna, alecrim é comumente usado como um substituto para a maioria das outras ervas em trabalhos mágicos e rituais.

No folclore, dizia-se que alecrim crescia em uma casa em que uma mulher era a chefe da família. Alecrim está associado com deusas, especialmente do mar. Segundo a lenda, o alecrim (também conhecido como “orvalho do mar”) foi envolto em torno da deusa grega Afrodite quando ela se levantou do mar.

Alecrim tem um sabor salgado. Na culinária, ele é usado em aves e outros pratos de carne, bem como em molhos e recheios.

Óleo essencial de alecrim ajuda a limpar a mente, aguçar a memória e estimular o sistema nervoso central. É analgésico,com propriedades analgésicas são úteis para o tratamento de reumatismo, artrite e rigidez muscular doloridos. O óleo essencial deve ser diluído antes de a aplicar à pele, pois é muito potente, e não deve ser ingerido. Alecrim também é digestivo, antidepressivo, adstringente, cefálico, cordial, diurético, hepática, hipertenso, estimulante, e propriedades tônicas. Antes de usar esta erva como um suplemento para tratar qualquer problema de saúde, é melhor consultar um profissional antes de usar (especialmente se estiver grávida).

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário